VEJAM A ÁREA HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS E A COMPARAÇÃO COM O EVENTO ADVERSO ATUAL

A foto aérea mostra a faixa de areia existente na época, de no mínimo 12 metros de restinga e dunas em área pública que desapareceram, além da área privada que sucumbiu com o evento adverso.
O zoom da foto mostra mais de perto a faixa de areia e vegetação em área pública, além da quase 1/3 da área privada que sucumbiu com o evento adverso.

As fotos acima, que a Associação Comunitária possui, mostram que em décadas anteriores havia faixa de mais de 15 metros dentro das áreas privadas e mais outros 10 metros de vegetação da área pública que já sumiram e hoje tudo foi transformado em mar (esperamos que logo parte da areia retirada retorne pelo movimento natural das marés), mas a ameaça é constante aqui e em outros locais da ilha.

Com a mudança no tempo, a ressaca do mar no litoral de Florianópolis potencializou os efeitos da erosão costeira e causou estragos por toda a capital. Aqui no Morro das Pedras, houve desabamento de casas de moradores que além do risco corrido, perderam seu patrimônio. Um morador que está ameaçado de muita perda material disse: “A vida é mais importante! Bens materiais resolvemos.”
Duas residências aqui mostradas já foram destruídas e outras três estão sob intenso risco, sendo preciso o chamamento de ajuda humanitária dentro da comunidade. E que a Prefeitura Municipal acione seus mecanismos técnicos para preservação da faixa de praia e para que os proprietários possam recuperar parte do que foi perdido.

 

 VEJA O VÍDEO DA QUEDA DE UMA DAS CASAS

Casa caindo – Registro de evento adverso da ressaca e erosão costeira na praia do Morro das Pedras, próximo da divisa legal com a praia do campeche

 

Embora a erosão costeira seja decorrente de uma dinâmica natural existente na Ilha de Santa Catarina, é preciso levar em consideração o aquecimento global e o consequente aumento do volume das águas. E sempre é bom lembrar que as adversidades decorrentes dessa questão afetam a todos, inclusive a nós, nossos vizinhos e nossa comunidade. E não é de hoje. Todos os ilhéus já viram esse fenômeno ocorrer ao longo de nossas vidas e em diversas localidades.

Além das perdas dos nossos amigos, a nossa já estreita faixa de areia está cada vez mais ameaçada.Há aqui o nosso direito difuso de uso da faixa de areia que é pública e o direito dos proprietários para recuperação dos seus patrimônios ameaçados. Além disso, esse tipo de dano afeta a todos, pois os destroços se espalham por todas as partes atingindo o meio ambiente e deixando nossa areia mais perigosa para nossos moradores e visitantes.

PLANO MUNICIPAL DE MITIGAÇÃO DO RISCO DE EROSÃO COSTEIRA
O que é inadmissível é que até hoje o poder público não tenha dado respostas técnicas e apresentados planos de resolução ou de mitigação desses eventos adversos: ISSO NÃO PODEMOS MAIS ACEITAR.
Estamos pedindo à todos moradores que ajudem a cobrar da Prefeitura Municipal de Florianópolis estudos técnicos e soluções mais objetivas diante da constância da erosão costeira e da maior  repetição dos eventos adversos.
A empresa MPB Engenharia foi contratada para realizar a RIMA ( Relatório de Impacto do Meio Ambiente) e outros estudos técnicos para a praia da Armação do Pântano do Sul, abarcando nos estudos a praia do Matadeiro e a praia do Morro das Pedras na sua porção inicial. O prazo de entrega dos estudos e apresentação de solução à PMF é final deste ano. É preciso que as soluções e modelagens apontadas pelos técnicos da empresa MPB Engenharia à PMF  sejam apresentadas à sociedade civil do sul da ilha  para que em conjunto sejam definidos projetos de mitigação referenciados neste estudo e que TODOS trabalhemos na direção das soluções apresentadas.
Com a palavra o Prefeito Municipal Gean Loureiro e o Vice Prefeito João Batista Nunes, para que possam ver no local as dificuldades passadas pelos moradores.

Vejam o registro histórico

A Defesa Civil vistoriou a área e encaminhou aos proprietários o laudo de interdição que normatiza o direito de recuperação patrimonial e limpeza da área pública causada pelo evento adverso.

Queremos agradecer aos agentes da Defesa Civil Municipal, Marcos Roberto Leal e Alexandre Vieira, pela rapidez em atender ao nosso chamado e pela rápida tomada de decisões.

SOS COSTA LESTE E SUL DA ILHA: O MAR TÁ COMENDO A NOSSA PRAIA 

A previsão é de que a ressaca continue até a próxima quarta-feira, dia 10 de outubro de 2018 com eventuais mudanças na direção do vento. Isso quer dizer que esta situação poderá se repetir em diferentes pontos do Morro das Pedras, do sul da ilha e no restante da costa da cidade de Florianópolis.

Pedimos aos moradores que fiquem atentos a qualquer sinal de ameaça e que sejamos solidários uns com os outros nesse momento de dificuldade.

Gabriela DavidAssociação ComunitáriaGeralO Sul da Ilha é o meu lugarSegurança e DenúnciasSurf, Ondas e Tempo  VEJAM A ÁREA HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS E A COMPARAÇÃO COM O EVENTO ADVERSO ATUAL As fotos acima, que a Associação Comunitária possui, mostram que em décadas anteriores havia faixa de mais de 15 metros dentro das áreas privadas e mais outros 10 metros de vegetação da área pública que...Rede Social para integrar e fortalecer a comunicação dos moradores da região de Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo