A comissão de revitalização, sediada na Associação Comunitária do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo, reuniu-se na quintas feira dia 02/02  as 20h e esboçou plano geral de desenvolvimento de prioridades para os próximos meses.

 

Participaram da reunião os moradores André Luiz, Guilherme Hardt, Urbanista Evandro Andrade, Urbanista Jordi Cuenca, Geólogo Ademar Mombach, Eng. Caíco Berenhauser e não puderam estar presentes os moradores Maria Bernadete, Luciano Figueiró, Silvano Oliveira, Sandra e Flammarion Damiani, além de Fernanda da Stafe.

As prioridades de ação, já definidas pelos moradores em 2016 (anexadas como imagem ao final desta postagem) continuam inalteradas, porém para praticidade o Grupo priorizou algumas ações dentre as já definidas pelos moradores:

1. PASSEIO PÚBLICO MORRO DAS PEDRAS – Ocupação, oficialização e sinalização da AVL Morro das Pedras como “Passeio Público”, localizada ao lado do terreno da futura creche com edificação paralizada, priorizando a limpeza de lançamento de esgoto sanitário e águas escuras clandestinas despejados no recurso hídrico existente na AVL do Morro das Pedras com a emergencial sinalização de seus limites e implantação de acessos para pedestres no seu entorno, respeitando o corredor ecológico já definido,
2. REVITALIZAÇÃO DE AREIAS (ZEIS – zona especial de interesse social) – Regularização e revitalização da área de Areias até próximo dos eucaliptos com melhoria dos acessos à praia, calçamento e urbanização da área, com ênfase ao pedaço da rua Francisco Vieira até a praia,
3. ÁREA TURÍSTICA DO COSTÃO DO MORRO DAS PEDRAS – Melhorias e revitalização da área turística do costão/mirante do Morro das Pedras, com enfoque predominante às necessidades e ao bem estar dos habitantes locais enfatizando a conexão do Parque Lagoa do Peri, ciclovia e calçada para pedestres e acessibilidade às praias(caldeirão e Morro das Pedras), com embelezamento do mirante mediante ação de baixo impacto ambiental.

OFICINAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR E ESGOTO SANITÁRIO

A comissão iniciou discussão para realizar Oficinas Comunitárias Participativas sobre Plano Diretor e Esgoto sanitário, visando ampliar a reflexão sobre o uso do solo, possibilidades e custos para soluções de esgoto em diferentes regiões de nossa localidade – há o fato de que a rede de esgoto da Casan chegará até Areias e é preciso conhecer as formas de conexão à rede e as soluções de saneamento ecológico descentralizado, sua gestão, manejo e  custo para áreas específicas de nossa região.
A comissão busca a realização de seis oficinas participativas com público de localidades específicas:

a. encosta da rua ambrósio e áreas alagadas próximas da SC-406;

b. entorno da Associação Comunitária e áreas altas;

c. Trevo do Erasmo, início da Rod. Baldicero Filomeno e área próxima da SC-405;

d. entorno da N.S. de Fátima e Prof. Emanuel Paulo Peluso;

e. R. Fidélis Govoni, Areias até Rua Jd. dos Eucaliptos;

f. entorno da Manoel Pedro Vieira e R. Sagrado Coração de jesus até R. Francisco Vieira.

O consenso foi que a metodologia participativa será desenvolvida por urbanistas Evandro Andrade e Jordi Cuenca que possui experiência do tema nos organismos internacionais do sistema ONU, com apoio dos outros membros principalmente com Guilherme apoiando com Google Earth e imagens sobrepostas de cada área de estudo onde moram os participantes, evitando discussões fora do contexto territorial dos moradores.
O público alvo será selecionado pelo perfil das entidades locais de cada território(ONGs, igrejas, grupos de jovens e de idosos, empreendedores e lideranças comunitárias,etc…).
A data para realização das diversas oficinas será nos próximos dois meses, sempre com destaque para a sede da Associação por possuir infra-estrutura adequada ou outro local nas mesmas condições ( ar condicionado, quadro negro, espaço para diálogo externo e coffe break).

DIA 29 DE MARÇO ÀS 20H HAVERÁ  DIÁLOGO CASAN E COMUNIDADE SOBRE ESGOTO SANITÁRIO

O Eng. Caio Arruda, Superintendente Metropolitano da Região da Grande Florianópolis da CASAN virá dia 29 de março as 20h para dialogar com moradores na sede da Associação Comunitária, sobre conexão à rede de esgoto do campeche e busca de solução para as diferentes realidades da comunidade, buscando esclarecer  sobre a Estação de Tratamento de Esgoto do Campeche e as possibilidades de conexão no sistema da CASAN.

 

Tópicos definidos pelos moradores em 2016 como ações estratégicas para serem enfrentadas em 2017 e 2018

PLANO ESTRATÉGICO DE REVITALIZAÇÃO DA REGIÃO DO MORRO DAS PEDRAS, AREIAS E TREVO DO ERASMO

  • Regularização fundiária dos lotes, loteamentos irregulares com legalização das vias públicas e interrupção das ocupações clandestinas em áreas de preservação e públicas.
  • Calçamento e drenagem das ruas do Morro das pedras, Areias e Trevo do Erasmo com fim dos piscinões que bloqueiam os acessos públicos nas épocas de chuva. Exemplos de vias públicas sem infra estrutura: Rua Santa Clara, Servidão Arnaldo Araújo, R. Honorato Manoel Gonçalves, R. Alfredo Manoel Vieira, R. Ambrósio da Silveira, Servidão Dona Jair Sabino, diversas travessas da Rua Francisco Vieira como Servidão Otília M. Dos Santos, dentre outras.
  • Urbanização da comunidade mais carente junto a Rua Francisco Vieira (calçamento, sec. de habitação, san. básico, acesso à praia qualificado).
  • Urbanização da R. Francisco Vieira como a única via com acesso do mar grosso ao mar de dentro da ilha – conexão entre Ribeirão da Ilha e Morro das Pedras.
  • Iluminação pública em todas as vias públicas e acessos à praia.
  • Parque Urbano do Morro das Pedras no miolo do Bairro (AVL + ACI) com plano de negócios público/privado/comunitário e conselho gestor composto por todas as partes da comunidade em parceria com FLORAM com: Campo de futebol, quadra de esportes, pista de corrida, área social e administrativa e outros equipamentos.
  • Passeio seguro e ciclovia no costão do Morro das Pedras para observação das baleias.
  • Adequação do uso da área ACI no centro do Morro das Pedras para as necessidades de desenvolvimento da região ( escola técnica, Comcap, Saúde, etc…)
  • Alteração administrativa para autonomia do território enquanto bairro ou distrito e direcionamento de verbas públicas específicas ao território.
  • Criação da infra estrutura nos acessos á praia

-passarelas ambientais no trecho sobre a restinga

-equipamentos: (bancos, posto de salva vidas, iluminação, etc…)

-passeios acessíveis para cadeirantes, cegos, idosos

-quiosques e áreas de higiene pessoal e duchas.

 

 

Andre LuizMutirãorevitalizaçãoA comissão de revitalização, sediada na Associação Comunitária do Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo, reuniu-se na quintas feira dia 02/02  as 20h e esboçou plano geral de desenvolvimento de prioridades para os próximos meses.   Participaram da reunião os moradores André Luiz, Guilherme Hardt, Urbanista Evandro Andrade, Urbanista Jordi Cuenca,...Rede Social para integrar e fortalecer a comunicação dos moradores da região de Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo