Informações técnicas do terreno aonde será implantado o Parque Morro das Pedras, fornecidas por moradores voluntários, segue resumo de tais informações, com o intuito de esclarecer possíveis duvidas e expor de forma um pouco mais detalhada as características do terreno pertencente a PMF onde deseja-se o Parque do Morro das Pedras ser implantado.

Veja  e acompanhe mais informações pelas redes sociais.

Curta e Compartilhe!

http://www.facebook.com/viradaocriativoMDP/

Um dos pontos mais importantes a se ressaltar, é que a área de preservação (cerca de 90 mil m2) é composta basicamente de florestal de restinga e florestas baixas pertencentes ao bioma MATA ATLÂNTICA. Ou seja, um bioma extremamente rico, tanto em fauna quanto flora. Como sabemos, a Mata Atlântica está quase completamente extinta do território brasileiro, residindo em Florianópolis apenas 12,7% do que já cobriu a região.

Outra característica importante a se ressaltar, é o estado atual da vegetação que se encontra no terreno. A maior parte da vegetação encontrada existente na área apresenta estágio médio de regeneração (média de 06 metros de altura), com alguns trechos em transição para o estágio avançado (até 15 metros de altura).  Sem entrar em muitos detalhes técnicos, podemos falar um pouco da variedade de espécies que habitam a área. São cerca de 88 espécies, distribuídas em 42 famílias botânicas (haja mato hein). Deste total, 08 espécies são consideras exóticas (árvores oriundas de outros ambientes, tais como eucalipto e pinus). Também foi encontrada na área uma espécie ameaçada de extinção, o CEDRO (Cedrela fissilis).

Além da riqueza botânica, este pequeno fragmento florestal representa um importante abrigo para fauna silvestre, além de servir como um corredor ecológico para fauna deslocar-se entre as encostas dos morros e as proximidades da praia do Morro das Pedras. A lista da fauna presente nessa pequena área é surpreendente. Quem nunca ouviu o canto do Aracuã (Ortalis squamata)?  Ou se vislumbrou com a beleza da Gralha-azul (Cyanocorax caeuruleus) e do Saira-de-sete-cores (Tangara seledon)? Dito isso, podemos perceber a IMPORTÂNCIA da conservação desse fragmento florestal.

Esta área apresenta um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica em bom estado de conservação ambiental.

Por isso, a construção do Parque do Morro das Pedras (que será feito na região adjacente à esta área de preservação) é de vital importância para manutenção deste riquíssimo bioma.  As primeiras reflexões do Grupo de Trabalho (voluntário) sobre o uso do espaço público seria implantar, na porção do terreno aberto e sem árvores, situado em frente à rua Sagrado Coração de Jesus (fundos da Base Sul da COMCAP), estacionamento, sede do parque e quadras esportivas defronte  da futura creche municipal. Ao lado deste local, pretende-se também utilizar os eucaliptos e Pinus (existentes) para o arvorismo e torres de observação ambiental ou seus troncos e madeira para uso em bancos e melhorias de estrutura para visitantes. Planeja-se também elaboração de uma pista de caminhada (com estrutura de trilha ecológica) bem como trilha para bicicleta em volta da vegetação de porte florestal buscando circundar parte do entorno da área pública. O restante da área deverá ser totalmente preservada visando manutenção de biodiversidade local.

Documentos para download

VIDEO_Parque Morro das Pedras_Agosto-2017__Contribuição Marco

Material ACMP_AVL_ACI_Corredor Ecol_Hidrogr

adminAssociação ComunitáriaCulturalGeralMutirãoO Sul da Ilha é o meu lugarParqueInformações técnicas do terreno aonde será implantado o Parque Morro das Pedras, fornecidas por moradores voluntários, segue resumo de tais informações, com o intuito de esclarecer possíveis duvidas e expor de forma um pouco mais detalhada as características do terreno pertencente a PMF onde deseja-se o Parque do Morro das...Rede Social para integrar e fortalecer a comunicação dos moradores da região de Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo