O Grupo de trabalho, composto por entidades comunitárias, empresariais e membros do poder legislativo municipal, se reuniu para empossar os integrantes da comissão especial para propor Projeto de Lei (PL) sobre a taxa de manejo dos resíduos sólidos, no gabinete do prefeito municipal Gean Loureiro.
A Associação Comunitária Morro das Pedras, membro da comissão, aposta no bom diálogo para o bem da nossa ilha e do município de Florianópolis. ´

Para o presidente da Associação Comunitária do Morro das Pedras, André Luiz, este momento participativo da sociedade civil dialogando com o poder público, deve gerar normas de respeito e percepção dos limites da nossa ilha e das responsabilidades de cada um com relação aos resíduos sólidos, com responsabilidades para a sociedade civil, poder público e iniciativa privada. “Nós somos mané da ilha mas não somos bocó, temos que fazer – agora – nosso dever de casa, fazendo aqui as melhorias que queremos ver no mundo e na ilha, atuando de forma mais participativa com responsabilidades compartilhadas“, disse André Luiz, ao testemunhar o momento único para que aponte práticas e normas ajustadas às metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU para até 2030.
O encontro foi conduzido pelo superintendente de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, que ressaltou a importância e os desafios da comissão pelos próximos dois meses. “O grupo tem papel de assumir o protagonismo dessa discussão, em que a prefeitura estará à disposição da comissão. É uma oportunidade para avançar nos quesitos da política nacional como logística reversa, modelo econômico e de grandes geradores e estruturar o sistema de taxa e tarifa de forma mais moderna”, explica Arruda.

Ainda de acordo com o superintendente, a comissão terá na prefeitura de Florianópolis uma equipe para conceder as informações do município como arrecadação, produção e demais dados que sejam necessários para implementar um PL adequado para a Capital.

Por unanimidade foi escolhida a representação da CDL para coordenar os trabalhos do grupo com o Hélio Leite e o Antônio Marius Bagnati, coordenador-geral e adjunto, respectivamente.

O presidente da CDL disse que o grupo tem a chance de produzir um material que traga orgulho para os florianopolitanos, além de se tornar referência para outros munícipios. “Temos que pensar grande para produzir o modelo de legislação técnico e eficiente que induza a diminuição de geração de lixo e de reaproveitamento dos materiais descartados”, afirma Bison.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 4 de abril, das 8h às 10h, na sede da CDL de Florianópolis. O encontro será conduzido pelo coordenador-geral, Hélio Leite, com a pauta de apresentação do Grupo Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis – GIRS – e a proposta de calendário para as reuniões da comissão.

Representantes da Comissão:

Entidades Comunitárias:

Associação Comunitária Morro das Pedras

Associação de Desenvolvimento Comunitário de Jurerê

Associação de Moradores do Bom Abrigo

Associação dos Moradores da Costeira do Pirajubaé

Associação de Moradores da Lagoa

Entidades Empresariais:

Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina

Acats – Associação Catarinense dos Supermercados

Acif – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis

Sinduscon – Sindicato da Construção Civil da Grande Florianópolis

Poder Legislativo Municipal:

Vereador Edinon Manoel da Rosa – MDB (titular)

Vereador Marcos José de Abreu – PSOL (suplente)

Conselho de Saneamento:
Tatiana da Gama Cunha – Saneamento Básico, à Maricultura e ao Meio Ambiente

Albertina da Silva de Souza – Associação de Moradores e Entidades Comunitárias

Andre LuizGeralO Grupo de trabalho, composto por entidades comunitárias, empresariais e membros do poder legislativo municipal, se reuniu para empossar os integrantes da comissão especial para propor Projeto de Lei (PL) sobre a taxa de manejo dos resíduos sólidos, no gabinete do prefeito municipal Gean Loureiro. A Associação Comunitária Morro das...Rede Social para integrar e fortalecer a comunicação dos moradores da região de Morro das Pedras, Areias e Trevo do Erasmo